Presidente da COHAB é ouvido durante sessão extraordinária

Vereadores questionam Nilson Rogério Baroni a respeito da dívida da COHAB com a Caixa Econômica Federal
Presidente da COHAB é ouvido durante sessão extraordinária

Por: Silvia Morais - Foto: Aline Pereira

Foi realizada na tarde desta terça-feira, 03 de julho, sessão extraordinária para atender convocação aprovada pelos vereadores para ouvir o presidente da COHAB, Nilson Rogério Baroni, a respeito da dívida contraída pela companhia junto à Caixa Econômica Federal.

Foram realizados empréstimos junto ao F.G.T.S e BNH, para serem quitados em 25 anos, com o objetivo de construir conjuntos habitacionais em Ribeirão Preto e diversas cidades da região. Em gestões passadas, o Executivo Municipal assumiu sozinho a dívida contraída, isentando as cidades que foram beneficiadas. “O saldo devedor no decurso do processo contratual de 300 meses, tem origem, principalmente, pelo descompasso entre a periocidade dos saldos devedores de contratos de empréstimos e das respectivas prestações, sendo que a parcela de amortização não foi o suficiente para pagamento dos juros contratuais”, explicou o diretor.

Com uma folha de pagamento extensa, sem receita o suficiente, durante a gestão passada ficou inviável o pagamento dessa dívida. Atualmente a COHAB conseguiu reduzir em 50% a folha de pagamento, diminuiu alguns contratos, e está procurando superar o déficit financeiro, que gira em torno de R$ 500.000,00/mês.

A pedido do vereador Renato Zucolo (PP), uma CPI será instalada para apurar melhor toda a situação da companhia.